• Ministra De Estado Enaltece Papel Das Mulheres Do Sector Petrolífero


    O evento realizado para homenagear mulheres angolanas ligadas ao Sector de petróleo, reuniu altas individualidades e representantes das operadoras e empresas petrolíferas e energéticas, numa acção conjunta da Sonangol, TotalEnergie, Chevron, ExonMobil, Eni, BP e Somoil, em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, esta segunda-feira, 28, em Luanda.

    A ministra de Estado para os Assuntos Sociais, Carolina Cerqueira, que participou no acto, falou, sobre os desafios do empoderamento econômico das mulheres num mundo de trabalho em mudanças e na preservação do meio ambiente.

    Afirmou que com a transição energética, há criação de novos postos de trabalho, o que possibilita a contratação de novos talentos, tornando-se uma importante ferramenta para garantir que as oportunidades oferecidas pelo sector possam contribuir para a redução das desigualdades entre gêneros.

    "Ao realizar-se no mês de Março, mês mundialmente dedicado às mulheres, honra-nos a todas nós esta iniciativa e, em nome do Executivo, estendo as felicitações a todas as mulheres do Sector que, rompendo barreiras criadas pelos estereótipos culturais e outros, têm vindo a afirmar-se como agentes importantes no desenvolvimento do sector petrolífero, da energia e gás”, declarou Carolina Cerqueira.

    Congratulou-se com o facto de "estarem hoje mulheres na exploração, nos campos petrolíferos, como assistentes de serviços, mulheres presentes no onshore e offshore com uma prestação de reconhecida competência e qualidade, com autonomia e estarem representadas nos Conselhos de Administração da Sonangol e na ANPG”.

    Segundo a Ministra de Estado, estudos recentes demonstraram que a transição energética proporcionou a criação de novos postos de trabalho, que possibilitou a contratação de novos talentos tornando-se uma importante ferramenta para garantir que as oportunidades oferecidas pelo sector possam contribuir para a redução das desigualdades de gênero.

    A governante realçou ainda que a nível mundial as mulheres representam 22% na contratação no sector de petróleo e gás e 47% na participação global da força de trabalho.

    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, encorajou a realização de momentos especiais como o "MUHATU OIL EXPERIENCE".

    "É uma honra estar ao lado de grandes mulheres que muito fizeram e têm feito para o progresso da indústria ao longo dos 46 anos da nossa existência”, afirmou o governante, acrescentando que "olhando para o percurso e contributo de cada uma das senhoras, ficamos conscientes do quanto o vosso lugar, tão bem conquistado enquanto modelos a seguir, não se construiu sem consentirem sacrifícios de natureza pessoal, familiares profissionais”.

    Acrescentou que "todo o tributo será sempre pouco” para a dimensão das presentes, sendo igualmente essa convicção que "nos enche de esperança num futuro cada vez mais brilhante, se investirmos nas políticas de educação e na formação de jovens”, garantindo oportunidades equitativas no acesso ao trabalho e progressão de carreiras.

    Recordou que o Executivo tem fomentado sinergias tendentes a oferecer bolsas de estudo para futuros quadros do Sector, concedendo oportunidades de formação superior nas melhores universidades europeias a jovens de todo o país, mediante um programa de selecção acessível a estudantes finalistas do ensino médio.

    Com base nos resultados do processo, acrescentou, "podemos dizer às nossas grandes profissionais já reformadas para ficarem tranquilas, pois os continuadores do vosso legado estão identificados e bem encaminhados”, concluiu