Começa hoje, 6 de Fevereiro, em Cape Town, África do Sul, a Conferência Internacional de Minas, Mining Indaba 2023, sob o lema "Desbloquear o Futuro da Mineração de África”.
Pela primeira vez, para além das empresas diamantíferas, Angola traz empresas mineiras não diamantíferas, nomeadamente a Shining Star Icarus (exploração de cobre), Ozango Minerais (elementos de terras raras no projecto Longonjo), Geosondas (prestadora de serviços para o sector mineiro), HMGranitos (rochas ornamentais) e Minbos (para rocha fosfatada com o objectivo de produzir fertilizantes granulados de fosfatos em Cabinda).
De acordo com o Director nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, "a adopção deste novo formato visa demonstrar a implementação da estratégia da diversificação da produção mineiras em Angola”.
No Dia de Angola, 7 de Fevereiro, será realizado um fórum de Investimento Mineiro, sob coordenação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, onde Angola vai mostrar o seu potencial mineiro, com destaque aos minerais críticos para transição energética. Complementarmente, o Ministro tem agendado vários encontros com responsáveis de grandes e médias mineradoras.
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, fará a abertura do IndabaMining 2023.