A afirmação do Ministro Diamantino Azevedo foi feita no que assinalou os 4 da fundação da A Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM), criada a 05 de Junho de 2020, pelo Decreto Presidencial nº 161/20, a comemoração aconteceu, na sexta-feira, 14 de Junho, numa das unidades hoteleiras de Luanda.
Na ocasião, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás considerou um momento de reflexão e de breve balanço sobre o percurso das conquistas e de renovação do compromisso com o desenvolvimento sustentável dos recursos minerais do país e de implementação das mudanças na forma da actuação com os servidores públicos, mantendo o foco e determinação.
De acordo com o governante, quatro anos podem parecer um período relativamente curto, mas para o Ministério e a Agência Nacional dos Recursos Minerais, têm sido anos de grandes realizações e avanços consideráveis no âmbito da implementação do actual Modelo de Governação do Sector Mineiro. Agência tem desempenhado um papel crucial na gestão e regulação dos recursos minerais de Angola, contribuindo de forma decisiva no processo de reforma institucional da indústria mineira nacional, participando no crescimento económico e no desenvolvimento social do nosso país.
O Ministro lembrou que, às atribuições estatutárias da ANRM conferem as funções de promoção, regulação, instrução de outorga de direitos mineiros, certificação e ou contrastaria públicas, controlo de qualidade dos recursos minerais e dos produtos minerais associados. Destacando algumas das principais conquistas da agência nos últimos quatro anos, tais como a criação de um ambiente favorável ao investimento mineiro, promovendo a transparência, a eficiência e sustentabilidade na exploração dos recursos minerais, bem como na regularização e fiscalização das actividades mineiras em Angola.
Diamantino Azevedo exortou que, "o nosso compromisso com as melhores práticas internacionais tem sido uma prioridade, e actualmente, podemos orgulhar-nos de ter uma indústria mineira actuante que é reconhecida pela sua integridade e responsabilidade”.
Recordou que, o MIREMPET, enquanto órgão reitor do Sector dos Recursos Minerais, está e sempre estará ao lado da Agência. Neste particular, tem estabelecido parcerias estratégicas com organizações internacionais e empresas de renome na indústria mineira, que com seus investimentos e intervenções têm contribuído para o avanço tecnológico e a inovação no Sector de Recursos Minerais.
O dirigente conclui reafirmando, o compromisso do Executivo angolano com o desenvolvimento sustentável dos recursos minerais. "Continuaremos a apoiar a Agência Nacional dos Recursos Minerais em todas as suas iniciativas e a trabalhar incansavelmente para garantir que os recursos do nosso país sejam uma fonte de prosperidade e desenvolvimento para todos os angolanos”.
Agradeceu a todos os funcionários da Agência e colaboradores pelo empenho e dedicação que têm demonstrado. "Sem o vosso esforço, não teríamos alcançado os resultados que hoje celebramos. O vosso trabalho é fundamental para o futuro e boa imagem do Sector dos Recursos Minerais do nosso país”.