• Mais Gás Para Central Térmica De Malembo


    A Agência Nacional de Petróleos, Gás e Biocombustível (ANPG), em parceria com a operadora petrolífera Chevron e seus associados do Bloco-0, decidiu a 21 de Junho de 2021, em Cabinda, aumentar de 8 milhões para 26 milhões de metros cúbicos de gás/dia para assegurar a 100 % o funcionamento das turbinas a gás da Central Térmica de Malembo.

    O facto foi anunciado naquela cidade, durante o encontro mantido entre o Secretário do Estado para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, o Governador de Cabinda, Marco Nhunga, e responsáveis ligados ao sector de energia, durante uma visita à província para apresentar formalmente o relatório ligado ao fornecimento de gás.

    José Barroso esclareceu que o fornecimento de 8 milhões de metros cúbicos/dia vai até Setembro de 2022, período em que se prevê o aumento para 26 milhões, altura em que as duas turbinas do sistema dual (gás e gasóleo) passarão em definitivo a trabalhar somente com gás.

    Referiu que houve um aumento no fornecimento de gasóleo disponibilizado pela Sonangol para a Central Térmica de Malembo e Terminal Oceânico de Cabinda (TOC) devido a disponibilidade de mais um navio tanque que faz cinco frequências mensais para a província.

    Sobre o fornecimento de gás de cozinha, foi apresentado um programa que visa a melhoria substancial, tanto das quantidades como da qualidade, do fornecimento à unidade de gás e energia renováveis da Sonangol com a colocação de mais duas mil botijas de gás no mercado, visando melhorar o circuito de distribuição do produto.

    Durante a estada na província, o Secretário do Estado para o Petróleo e Gás visitou o local onde está a ser erguida a futura Refinaria de Cabinda, cujas obras "decorrem a bom ritmo".

    * Com o GCS de Cabinda