• LUNDA NORTE GANHA CAMPUS UNIVERSITÁRIO FINANCIADO PELA ENDIAMA


    A província da Lunda Norte ganhou o novo Campus da Universidade Lueji A'Nkonde, inaugurado 14 de Agosto, pelo Presidente da República, João Lourenço. A Endiama financiou a infra-estrutura com um investimento superior a 69 milhões de dólares.

    O Campus está equipado com laboratórios de última geração, biblioteca moderna e salas de aula preparadas para acolher milhares de estudantes, sobretudo jovens das regiões Leste do país, que agora contam com oportunidades de crescimento académico, sem precisar de se deslocar para outras províncias.

    Ao discursar na cerimónia inaugural, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás destacou a Endiama, enquanto participe activa na economia da região e a sua colaboração em múltiplos projectos que abrangem educação, saúde, agricultura, infraestruturas e cultura, sempre procurando garantir que a riqueza produzida através das actividades extractivas se traduza em melhoria efectiva das condições de vida das populações.

    "O Campus da Universidade Lueji A'Nkonde do Dundo, que hoje inauguramos, patrocinado pela ENDIAMA, é a concretização de um compromisso do Sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás com a transformação social. É um investimento estratégico na juventude da região e do país, visando a criação de oportunidades que lhes permitam contribuir activamente para o desenvolvimento local e nacional”, afirmou o Diamantino Azevedo.

    O governante referiu ainda que a província exerce um papel relevante no domínio da produção diamantífera nacional, contando actualmente com vinte e um projectos mineiros em produção, que garantem emprego directo a mais de 8 mil trabalhadores. “Nos últimos dois anos, a produção média anual da província fixou-se em cerca de 1,4 milhões de quilates de diamantes brutos, o que representa aproximadamente 12% da produção total de Angola no período.”, explicou.

    O Ministro alertou sobre os desafios enfrentados pelo Sector com o garimpo e a comercialização ilícita de diamantes, que ameaçam a sustentabilidade da indústria e a soberania nacional.