Lindeza Domingos, 29 anos. É licenciada pela Faculdade de Ciências da UAN, curso de Geologia, especialidade de recursos energéticos. Trabalha em mineração há 3 anos, na empresa general Mining que prospecta cobre na província do Cuando Cubango.
"Faço elaboração de projectos mineiros, levantamento geológico, amostragem e prospecção", disse.
Para além do Cuando Cubango, Projecto Liliengue, Lindeza já esteve em trabalhos de reconhecimento de Ouro no Chipindo (Projecto Everforte); reconhecimento e amostragem para exploração de ETR na Serra da Neve, Namibe, (Projecto Mamué).
"Sempre fui a única mulher Geóloga em todas as equipas de trabalho em que estive", diz orgulhosa pelo desafio que escolheu, acrescentando que "o meu trabalho é extremamente pesado e desafiador, porque os projectos dependem muito do geólogo para determinar se avança ou pára".
Lindeza acrescenta que "um trabalho de geologia mal feito é caminho para o fracasso de qualquer projecto Mineiro".
Lindeza quer mais mulheres a fazer trabalho de campo. Defende, por isso, ser "necessário que se erradique o preconceito", por parte das empresas, "para que mais mulheres adiram" a este tipo de trabalho.
"Acredito que existe muita mulher formada nesta área", remata a jovem escolhida pelo Projecto Liliengue para mostrar o trabalho feito aos participantes ao Workshop sobre "Diversificação do Sector Mineiro de Angola", realizado pelo MIREMPET, a 19 de Abril de 2022, no quadro das Jornadas comemorativas do 27 de Abril, Dia do Trabalhador Mineiro Angolano.