• Kitota Coloca Angola Entre Produtores De Manganês


    Angola é, a partir desta terça-feira, 20 de Abril de 2021, país produtor de manganês.

    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, acompanhado pelos governadores de Malanje, Norberto dos Santos, e do Cuanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho, cortou a fita inaugural e accionou o botão para o arranque da britagem de manganês (Mn) em Kitota, dando início à mineração naquele projecto localizado na comuna da Quizenga, município de Cacuso, Malanje.

    A concessão de 576 mil km² abrange a província vizinha do Cuanza-Norte e possui uma área estudada de 9,8 km².

    Diamantino Azevedo disse esperar que "Kitota venha a tornar-se uma grande mina de manganês e contribua para o desenvolvimento do nosso país" e reconheceu ser a primeira do género em Angola, depois da independência, sendo os seus promotores cidadãos nacionais. "Esse exemplo dá uma perspectiva de que a diversificação da economia angolana também passa pela mineração", acrescentou.

    "O manganês é um mineral muito importante e o país precisa dele para alimentar a indústria siderúrgica a instalar-se em Angola”, considerou Diamantino Azevedo.

    O Governante elogiou a presença de jovens angolanos na fase de prospecção e agora de mineração, recomendando o empenho da juventude na formação e no trabalho abnegado e apelou para que os promotores do Projecto Kitota promovessem a continuidade dos estudos para que encontrem outras reservas, pois, atestou, "o projecto tem potencial".

    Os estudos históricos apontam que a Mina de Kitota foi explorada entre 1950 a 1974, pela Companhia de Manganês de Angola e abandonada durante 47 anos, tendo o projecto de reavaliação de reservas iniciado em 2016, resultando em 4,3 milhões de toneladas de minério que serão explorados num ritmo de 240 mil toneladas ao ano.

    o Projecto prevê um ritmo de exploração de 480 mil toneladas ao ano, podendo a mina ser explorada durante dez anos.

    As siderúrgicas e cimenteiras nacionais, bem como os mercados da China, Índia e Estados Unidos da América constam entre os destinos do manganês da mina de Kitota.

    O MIREMPET realiza desde segunda-feira, 19.04 várias actividades enquadradas na Jornada comemorativa do 27 de Abril, dia do mineiro angolano, destacando-se a inauguração de dois empreendimentos mineiros em Malanje e Lunda Norte, bem como encontros com operadores mineiros nas cidades de Malanje, Dundo, Saurimo e Lubango.