O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás considerou, esta terça-feira, 21.05, o primeiro campeonato nacional de soldadura industrial - Angola Weding Skills - "um marco para a promoção de soldadura industrial, enquanto actividade profissional importante para o desenvolvimento da indústria e em especial para o Sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás".
José Barroso falava no Instituto Nacional de Petróleo (INP), na Cerimónia de abertura do referido campeonato que conta com 19 concorrentes de 10 escolas, centros de formação profissional e empresas.
A actividade, a primeira do género em Angola, é uma organização conjunta entre o MIREMPET e o MAPTSS e tem como principal objectivo mobilizar e motivar os jovens angolanos a participar na área de soldadura descrita como "competitiva e com grande probabilidade de empregabilidade na nossa indústria”.
A soldadura tem uma importância estratégica para os sectores mineiro, petrolífero e industrial, sendo fundamental para alavancar o desenvolvimento industrial e económico do nosso país, sendo essencial na fabricação e manutenção de estruturas metálicas como plataformas e equipamentos sub-aquáticos, oleodutos e várias outras infraestruturas críticas para a exploração dos recursos naturais, enfatizou o governante.
Acrescentou que a realização do primeiro campeonato nacional de soldadura, representa o cumprimento de uma promessa feita pelo Ministro Diamantino Azedo durante o primeiro Workshop Internacional de soldadura realizado em Luanda.
Por sua vez, a Vice-Governadora para Área Política, Económica e Social do Cuanza-Sul, Emília Tchinawalile, disse que a iniciativa visa inspirar os jovens na soldadura para assegurar o crescimento e o desenvolvimento da indústria em Angola.
"O executivo vem investindo em diversas infraestruturas industriais para assegurar o desenvolvimento sustentável do país, sendo certo que a metalomecânica ocupa relevância substancial".
A soldadura não se limita ao sector dos recursos minerais e petróleo, porque dela deriva uma vasta gama de profissões, aclarou.
O lema do campeonato é "Capacitar e inspirar os jovens na soldadura para assegurar o crescimento e o desenvolvimento da indústria angolana”.