• JOSÉ BARROSO REFORÇA “PRIORIDADES” NO ENCERRAMENTO DO XI CONSELHO CONSULTIVO


    O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás proferiu, a 21 de Novembro, as notas finais da XI Reunião do Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), que decorreu em Ondjiva, destacando as prioridades apontadas durante os dois dias de debates.

    Entre os temas centrais, relativamente ou sector petrolífero, o governante fez menção ao trabalho feito pela ANPG, a Sonangol e outros operadores que, em conjunto, têm “apresentado estratégias e acções para mitigar a tendência decrescente da queda de preços do petróleo e as dificuldades de venda, incluindo investimentos avultados que procuram garantir uma produção acima de 1 milhão de barris por dia, além de 2030”.

    Outro ponto referenciado foi a distribuição de combustíveis no Cunene, fortemente afectada pelo contrabando. José Barroso classificou o fenómeno como “um mal pernicioso”, reconhecendo que compromete a qualidade e a regularidade do abastecimento, mas têm sido implementadas “medidas de mitigação, sendo um desafio que deverá contar com a mobilização do Estado e de todos entes do Sector”.

    Relativamente ao sector mineiro, o Secretário de Estado considerou que, apesar do aumento da produção e da posição de Angola entre os maiores produtores mundiais, o mercado tem registado volatilidade. “Precisamos de proteger esta joia que é o diamante natural, num contexto global cada vez mais adverso”, enfatizou.

    José Barroso encerrou o encontro reiterando que as preocupações apresentadas serão analisadas em detalhe para que possam ser incorporadas nas decisões estratégicas do Ministério. “Temos desafios complexos, mas caminhamos com determinação para soluções que fortaleçam o sector e garantam benefícios concretos para a população”, finalizou o governante.