Responsáveis de diversos órgãos de comunicação social e agências de notícias tomaram, nesta segunda-feira, 11, um "pequeno almoço informativo" com a direcção do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), num encontro que visou "falar, em ambiente informal, sobre o estado do Sector.
O evento, bastante concorrido, realizado num dos hotéis de Luanda, foi antecedido pela abertura das Jornadas comemorativas do 27 de Abril, Dia do Trabalhador Mineiro.
Na ocasião, foi feita uma apresentação sobre o estado actual do Sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Os jornalistas aproveitaram a oportunidade para colocar questões sobre o Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), as refinarias de petróleo no Lobito, Soyo, Luanda e Cabinda. Os profissionais da comunicação social receberam também informação sobre a transição energética, o investimento aplicado no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS) e ainda sobre exploração de calcário delomítico usado na agricultura para a correcção de solos.
De entre vários assuntos abordados, o Ministro Diamantino Azevedo, que se fazia acompanhar pelos dois Secretários de Estado e de Presidentes de Concelhos de Administração das instituições superintendidas pelo MIREMPET, disse que "o Pólo desenvolvimento Diamantífero em Saurimo foi instalado para o alcance de boas condições para o aumento do investimento no corte e lapidação de diamantes em Angola”.
Quanto a transição energética, o Ministro esclareceu que não está sob tutela do Sector que dirige, mas sim do Ministério da Energia e Águas. "A transição energética é irreversível e todas as empresas de hidrocarbonetos têm que se transformar em empresa de energia", explicou.
O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás está a desenvolver dois projectos de energia solar no Namibe e na Huíla, bem como os projectos de biodiesel e de hidrogénio. "Os projecto de hidrogénio ainda estão na sua fase inicial e estamos a trabalhar em dois aspectos, na questão de produção comercial de hidrogénio através do centro de pesquisa e desenvolvimento da Sonangol que terá suas instalações futuras no Instituto Nacional de Petróleos no Sumbe e vai dedicar-se, não só a pesquisa e desenvolvimento de hidrocarbonetos, mas também, das energias renováveis, incluindo hidrogénios e minerais para fabrico de carros eléctricos”, adiantou.
O governante agradeceu aos jornalistas presentes e aqueles que não sendo jornalistas têm uma certa influência na indústria, apelando que as críticas sejam sempre construtivas, no sentido de contribuírem para a melhoria do desempenho do sector e do nosso país.
O responsável disse ainda que "estamos a reestruturar alguns projectos mineiros para melhorarem a sua actividade produtiva e a actuar para que grandes empressa mineiras venham investir em Angola.
Por seu turno, foi convergente o contentamento dos jornalistas pela abertura ao fomento da comunicação entre o MIREMPET e osmedia, mensagem transmitida por André Samuel, Director de Informação do Jornal Mercado.
"Elogiamos a abertura e gostaríamos que esse exemplo do MIREMPET fosse seguido por outros ministérios e empresas públicas", disse o jornalista.
Ainda no âmbito da efeméride, foi aberto hoje um torneio de xadrez, co-organizado com a Federaçãoda modalidade, colocando junto dos tabuleiros funcionários do MIREMPET.
Torneio teve seis participantes de diversas áreas, tendo sido realizado no sistema "todos contra todos", a uma volta. O tempo de cada partida foi de dez minutos, sob o olhar atento de Francisco Andrade, árbitro da Federação de Xadrez. Euclides Oliveira foi o vencedor, secundado por Estanislau Gaspar. Napoleão Diogo foi terceiro.