Começaram, oficialmente, esta terça-feira, 15, as Jornadas Técnicas e Científicas do Trabalhador Mineiro Angolano, com a leitura da mensagem do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás aos colaboradores da indústria extractiva.
Na mensagem, destaca-se o reconhecimento do governante a todos os entes que se dedicam para o crescimento do Sector, apelando a manterem a determinação, face aos desafios constantes.
"O sector mineiro é um dos pilares básicos da nossa economia, com impacto directo na criação de riqueza, geração de receitas e na diversificação da base produtiva nacional. Mais do que nunca, é essencial que os trabalhadores mineiros mantenham a sua determinação e profissionalismo, contribuindo de forma activa para a consolidação e modernização das actividades extractivas. Confiamos nos nossos trabalhadores e acreditamos que o seu exemplo continuará a guiar o desenvolvimento sustentável da nossa indústria mineira", lê-se.
Para o contexto internacional desafiante, marcado pelo excesso de oferta e consequente queda dos preços das commodities, o titular do Sector apela ao reforço do empenho, da criatividade e da responsabilidade de todos os intervenientes e destaca também o reconhecimento do Executivo angolano pelo esforço diário dos trabalhadores da mineração, sublinhando que "o seu sacrifício e dedicação são uma inspiração para o futuro do sector".
Desde 1985, através da Resolução nº 6/85 de 15 de Abril, o Dia do Trabalhador Mineiro Angolano, é celebrado com a realização de diversas actividades técnicas, científicas, culturais, sociais e desportivas. Este ano, as comemorações decorrem sob o lema "Mineração Transparente, Futuro Brilhante".