"Realizamos hoje este acto com elevadas expectativas pelo facto de sermos efectivamente membros da grande família ITIE e podermos definir os passos para este primeiro ano de exercício”, disse o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, na abertura da 4ª Reunião do Comité Nacional de Coordenação (CNC) da ITIE-Angola, esta segunda-feira, 16 de Janeiro, no anfiteatro Albina Assis.
Jânio Corrêa Victor que, em nome do Presidente do CNC, o Ministro Diamantino Azevedo, orientou a reunião, destacou que "ao seguirmos a lógica e o modelo de trabalho que adoptámos no ano passado, em sede do processo da candidatura de Angola, estamos convencidos de que os dignos membros presentes neste encontro analisaram, antecipadamente, os documentos de base desta reunião e estarão em condições de emitir os respectivos pareceres necessários aos consensos que se pretendem alcançar”.
Na ocasião, a ITIE-Angola assumiu o compromisso de contratar um auditor Independente até Março do corrente ano e adoptou 2022 como ano fiscal de referência do seu primeiro Relatório.
De acordo com as conclusões da reunião, o orçamento da organização para 2022-2024 de mais de 1 milhão de dólares está em condições de ser executado.
Convidado a encerrar a reunião, o Secretário de Estado referiu que "começa, efectivamente, uma nova fase do CNC – ITIE Angola, uma vez que permitirá o País assumir, de forma expressa, a vontade política de reforçar os instrumentos nacionais de boa governação.