Tatiana Alvarenga, brasileira de nacionalidade, é a acompanhante do Secretariado Internacional da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva para os Comités Nacionais de Angola e Moçambique, países que trocam, em Maputo, experiências ao nível da implementação dos requisitos da organização e procedimentos de actuação da indústria extractiva, organizações da sociedade civil e entes governamentais ligados aos recursos minerais.
Tatiana considera que a publicação do 1° relatório de Angola, em Dezembro de 2023, "foi um grande marco para o país e a ITIE" e aponta como desafios "a superação de barreiras legais para que haja acesso às informações financeiras resultantes da indústria extractiva e maior reconciliação de dados".
A assistente do Comité Internacional acredita que a troca de experiências entre Angola e Moçambique "proporciona aprendizagem recíproca e avanços na implementação dos requisitos da ITIE nos dois países".
António Armando representa no CNC-ITIE-ANGOLA a sociedade civil e entende que o financiamento das organizações da sociedade civil é um dos aspectos comuns enfrentados pelos representantes dos dois países. Defende a "capacitação técnica das organizações da sociedade civil de forma a contribuir de forma mais proactiva junto das comunidades e no desenvolvimento social do país".
Agostinho Cussomba representa a indústria extractiva no CNC-ITIE-ANGOLA e diz esperar por uma "boa apreciação" do Secretariado Internacional ao primeiro Relatório do país. "Por aquilo que estamos a beber de Mocambique, considero que temos alguns aspectos a mellhorar, mas há também muitas semelhanças entre os dois países na implementação da norma ITIE", argumenta.
Esta quarta-feira, 03/07, o Instituto Moçambicano dos Recursos Minerais, o Instituto Nacional de Petróleo, por um lado, a Agência Nacional de Recursos Minerais e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola trocam informações e experiências sobre processos e procedimentos em termos de outorga de direitos mineiros, regulação e divulgação de informações em plataformas digitais.