• ISPTEC RECONHECE PAPEL DO MIREMPET NA IMPLEMENTAÇÃO DO MIT ÁFRICA


    O Presidente do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) reconheceu, esta segunda-feira, 12, o empenho do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) na concretização da cooperação académica e científica com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), no âmbito da iniciativa MIT África.

    João Fernando Manuel, sublinhou que o envolvimento do MIREMPET foi fundamental para o sucesso das negociações que culminaram na implementação dos programas Global Classroom e Global Teaching Labs. “Valeu a pena todo o esforço desenvolvido pelo MIREMPET e pela Sonangol na busca desta parceria com uma das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação do mundo”, afirmou o responsável.

    O Global Classroom inclui sessões diárias com interacção directa entre estudantes do ISPTEC e investigadores do MIT, com a duração de três semanas, enquanto o Global Teaching Labs vai durante quatro semanas privilegiar a componente prática e laboratorial.

    A Directora, docente e fundadora do Space Enabled Research Group do MIT destacou o trabalho conjunto desenvolvido com instituições angolanas, particularmente na monitorização da seca no sul de Angola. “Estamos a ensinar os estudantes a monitorizar a seca utilizando satélites e desenhar códigos para sistemas espaciais”, enfatizou Danielle Wood.

    Por sua vez, a Directora dos Laboratórios, Kátia Gabriel, considerou que a parceria com o MIT representa um avanço significativo para a instituição e reforça de forma expressiva a capacidade académica e científica do ISPTEC.

    Já o estudante de Engenharia, Rogério da Silva, destacou a vertente prática do conhecimento adquirido no âmbito do programa. “Estamos a trabalhar com dados de satélite para estudar energias renováveis e apoiar comunidades, contribuindo para que o país reduza a dependência das importações e aumente a produção nacional”, explicou.