Os dados foram apresentados a 06 de Fevereiro, pelo Director-Geral do Instituto Regulador do Derivados de Petróleo (IRDP), Luís Fernandes, na reunião de apresentação do balanço das actividades realizadas pelas empresas que operam neste sector.
O mercado dos derivados de petróleo, durante o 4.º trimestre de 2024, adquiriu para comercialização 1 316697 Toneladas Métricas (TM), das quais cerca de 60% correspondem ao Gasóleo, 27% a Gasolina, 5,3% ao Fuel Ordoil, 5,2% ao Jet A1, 1% ao Betume asfáltico e o restante 0,8% ao Petróleo iluminante.
Os dados foram apresentados esta quinta-feira, 06 de Fevereiro, pelo Director Geral do Instituto Regulador do Derivados de Petróleo (IRDP), Luís Fernandes, na reunião de apresentação do balanço das actividades realizadas pelas empresas que operam neste sector, na qual o responsável referiu ainda que a as aquisições dos combustíveis líquidos, foram provenientes da Refinaria de Luanda (24%), Cabgoc – Topping de Cabinda (1%) e Importação (76%), resultando num gasto de cerca de 756 milhões de Dólares Americanos, correspondente a uma diminuição de 2% em relação ao ano anterior.
Relativamente ao gás de cozinha (GPL), o responsável informou que foram introduzidas no mercado interno cerca de 140185 TM, 68% provenientes da Fábrica Angola LNG, 24% da operadora Sanha, 6% da Refinaria de Luanda e 2% do Topping de Cabinda, representando um aumento de 15% em relação ao trimestre anterior.
O volume dos lubrificantes comercializados no mercado interno foi de 7673 TM, representando uma redução de aproximadamente 21% em relação ao trimestre anterior.
No decorrer do referido período, Luís Fernandes fez saber, que foram emitidas 119 licenças, sendo 69 pela primeira vez e 50 renovações. Neste âmbito, também foram realizadas 135 vistorias a várias instalações e autorizadas 509 licenças para importação de produtos petrolíferos, das quais 240 para a comercialização e 269 para auto-consumo.
No que diz respeito aos postos de abastecimento (PA´s) até o final do ano 2024, o sector registou um aumento de 0,3% em relação ao ano anterior, quando o país contava com 912 postos em estado operacional.
Prestigiou o acto, o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso.