Angola conta com 28 projectos de ouro licenciados, dos quais 20 estão na fase de prospecção e 8 possuem os respectivos títulos de produção, sendo que 2 empresas já iniciaram a produção em pequena escala e a consequente comercialização.
Os dados foram divulgados pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, no 1º Seminário sobre Mineração de Ouro em Angola realizado, no dia 26 de Outubro de 2021, na cidade do Lubango, província da Huíla.
O governante informou que "o MIREMPET tem promovido acções que visam a dinamização de projectos, quer em fase de prospecção ou produção, perspectivando o cumprimento das metas e desenvolvimento da sua cadeia de valor”.
O evento que decorreu sob o lema "por um sector mineiro responsável, dinâmico e produtivo, uniformizemos os procedimentos”, visou avaliar o estado actual e as perspectivas dos projectos de prospecção e produção de ouro.
Na ocasião a Vice-Governadora, Maria João Chipalavela, apelou para uma especial atenção a componente da capacitação do capital humano, visando trazer a excelência no exercício das suas actividades profissionais nos projectos mineiros.
Os participantes ao Seminário tomaram conhecimento sobre a experiência de investimento em projectos de ouro e oportunidades de parcerias e apresentaram as suas contribuições para melhoria no ambiente de negócios até 2022.
O 1º Seminário sobre a Mineração de Ouro em Angola contou, com a presença de 157 participantes, com destaque para o magnífico Reitor da Universidade Mandume Ande Mufayou, Orlando Mata, representantes das empresas detentoras de direito mineiro e prospeção de ouro e o palestrante brasileiro Ysau Monamassa que partilhou sobre as boas práticas na prospecção e produção de ouro.