Começa hoje, 09 de Maio, na cidade sul-africana do Cabo, o evento "Indaba Mining" que congrega, até ao dia 12 a comunidade mineira sob o tema "Evolução da Mineração Africana: Investindo na Transição Energética, ESG e nas Economias".
Três chefes de Estado e um primeiro-ministro estão confirmados para abordar a indústria mineira de seus países e africanos. Trata-se do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, Presidente do Botswana Mokgweetsi Masisi, Presidente da República da Zâmbia Hakainde Hichilema e do primeiro-ministro da República Democrática do Congo, Jean-Michel Sama Lukonde Kyenge, que compartilharão suas visões para o futuro, directamente para a comunidade Mineira Indaba.
Angola está presente com uma delegação chefiada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, integrando a Agência Nacional dos Recursos Minerais, o Instituto Geológico de Angola, a ENDIAMA, a SODIAM e outras empresas mineiras.
Hoje é também "Dia de Angola" no Indaba Mining 2022. A partir das 16 horas, o fórum a que foram convidados CEO de grandes e medias empresas mineiras mundiais, vai mostrar temas como o potencial geológico de Angola, situação geral do sector mineiro, oportunidades de investimento na produção de diamantes, fornecimento de serviço de perfuração e laboratórios, perspectivas dos projectos de cobre de Mavoio, ouro, cobalto, níquel e projecto de fosfato de Cabinda.