Huambo, 12.04.2022 - Iniciou o workshop sobre "Recursos Minerais na província do Huambo", evento organizado conjuntamente entre o MIREMPET e o Governo do Huambo.
Lotti Nolika, a governadora do Huambo, considerou o workshop como "uma oportunidade para se esclarecerem assuntos sobre a descentralização na exploração de alguns recursos minerais, cadastro mineiro e derivados de petróleo".
Referiu que o sector de recursos minerais tem dado sinais de expansão na província, sendo todos "chamados a contribuir para ajudar o MIREMPET a melhorar o seu desempenho e, consequentemente, maximizar a sua contribuição na melhoria da vida das comunidades e do país".
"Vamos buscar soluções conjuntas para uma visão holística e sustentável no domínio dos recursos minerais", disse a governadora.
Por seu turno, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, reforçou que a exploração dos recursos minerais deve obedecer o respeito ao ambiente e a responsabilidade social.
Apelou que o "garimpo deve ser combatido, por ser ilegal e prejudicial à saúde", além de beneficiar somente os seus financiadores. Doenças, imigração ilegal e promiscuidade são alguns males apontados.
Falando sobre o crescimento da mineração no Huambo e no país, o governante disse ser necessário o fomento da exploração, "mas também o beneficiamento local e a obtenção de produtos finais".
Tomou como exemplo o Petróleo em que Angola refina apenas 20% da sua demanda. "Devíamos refinar mais do que o total do nosso consumo interno e vender o excedente", disse, acrescentando que "felizmente o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço já está a corrgir esta situação, com os projectos de construção de refinarias em Cabinda, Soyo Lobito e a quadruplicação da produção da gasolina na refinaria de Luanda".
O aumento da lapidação de diamantes foi outro exemplo mostrado pelo Ministro aos mais de 60 participantes ao workshop. "Iniciámos este mandato com uma lapidadora e temos já mais seis, a que se acresce uma escola de avaliação e lapidação de diamantes".
Empresários mineiros, autoridades tradicionais, governantes e demais convidados participam do workshop em que são apresentados temas como: Estado e Perspectivas de Projectos Mineiros no Huambo; Projecto Diamantífero Aluvionar do Mungo e Estudo de caso: aplicação de agrominerais procedentes de Cabinda na Escola Agrária da Chianga (Huambo).