• GOVERNADOR DESTACA POTENCIAL DO CUANZA-SUL


    O Governador do Cuanza-Sul recebeu esta segunda-feira, 8 de Dezembro, a delegação ministerial e empresarial chefiada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, tendo feito as honras da casa e sublinhado a importância da visita para a concertação, monitorização e acompanhamento das políticas públicas entre o Ministério e o Governo Provincial.

    Narciso Benedito considerou o Cuanza-Sul uma província rica em capital humano e recursos naturais, afirmando que “é terra laboriosa e rica em recursos”. Acrescentou que o MIREMPET desempenha papel fundamental na captação de recursos para o Estado e destacou que o Cuanza-Sul está profundamente alinhado na implementação dos projectos previstos para o território.

    O Governador referiu ainda que se pretende reforçar a coordenação com o Ministério e a Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), garantindo conformidade na exploração dos recursos e eficiência na sustentabilidade das actividades.

    Salientou que o Cuanza-Sul reúne condições para receber unidades de corte de rochas ornamentais, fábricas de cimento, de vidro, britagem industrial e outras iniciativas, permitindo a criação de empregos e o aumento da arrecadação fiscal.

    Definiu a província como “viveiro da indústria petrolífera”, por possuir escolas de formação de capital humano e infraestruturas estratégicas como o Terminal Oceânico do Porto Amboim e a unidade industrial PAENAL, entre outras.

    Ainda segundo Narciso Benedito, o Cuanza-Sul quer trabalhar afincadamente com o IRDP para estender a rede de postos de abastecimento de combustíveis e lubrificantes a todo o território da província, assim como garantir a distribuição de gás de cozinha. O Governador acrescentou que as empresas tuteladas devem reforçar o seu alinhamento em projectos de responsabilidade social ligados ao ambiente, à edificação de escolas e à construção de postos médicos.