• FPSO AGOGO BAPTIZADO NA CHINA


    A cerimónia aconteceu a 20 de Fevereiro, em Xanghai, China.

    A FPSO AGOGO, primeira unidade flutuante de produção, armazenagem e descarga de petróleo que incorpora a tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS) pós-combustão, entre outras valências de eficiência energética, vai explorar 36 novos poços e produzir 120 mil barris por dia em Angola.

    Segundo o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, em representação do Ministro Diamantino Azevedo a conclusão e implementação enquadra-se na visão estratégica do executivo que, por via de reformas legais, fiscais e estruturais, criou as condições de negócio favoráveis à atracção de investimentos privados, assim como a transferência de tecnologia, o desenvolvimento do conteúdo local e a responsabilidade ambiental.

    “Permitam-me felicitar a ANPG, o grupo empreiteiro do Bloco 15/06 liderado pela Azule Energy, a Yinson e a Cosco, pelo firme compromisso com a excelência e transformação da nossa visão em realidade”, ressaltou José Barroso, acrescentado que “o sucesso do projecto Agogo West Hub, não se mede apenas em barris de petróleo, mas sim pelas suas contribuições concretas para o crescimento sócio-económico do país, com realce para a criação de mais postos de emprego”.

    Na FPSO foram implementadas todas as principais tecnologias para a redução de emissões de gases e será um dos mais ecológicos do mundo. A sua entrada em operação está prevista para final de 2025.