A Expo-Rochas 2021, exposição de rochas ornamentais, acolheu, nesta segunda feira, 26.04.2021, a exposição do potencial de rochas ornamentais de Angola, no Município da Chibia, Província Huila.
Inaugurada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e pelo Governador da Província da Huíla, Nuno Dala, no âmbito das comemorações do 27 de Abril, Dia do Trabalhador Mineiro Angolano, a Expo-Rochas 2021 congregou o que de melhor a Huila e Namibe têm em termos de pedras ornamentais.
De acordo com a Associação dos Produtores, Transformadores, Comercializadores e Exportadores de Pedras do Sul de Angola (APEPA), "existem, neste momento, 32 empresas activas de exploração e de transformação, das quais 16 exportam maioritariamente para Portugal, Espanha e Alemanha.
Durante o evento, o Administrador da Chibia, Sérgio da Cunha Velho, convidou os empresários a investirem no município. "A Chibia é uma boa terra para se investir", afirmou.
O presidente Associação de Produtores de Pedra (PEPA), Marcelo Siku, referiu que "só em 2020 os membros da associação exportaram perto de 400 mil toneladas de pedras ornamental, pelo que solicitou "maior apoio da banca comercial”.
Dentre os expositores destacaram-se as empresas HM Granitos, Rodang, Granisul, Graniserra, Marlin, Meta Rocha, e Angostone.
Visitaram a Expo-Rochas, dentre outras individualidades convidadas pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e Governo Provincial da Huila, os embaixadores de Portugal, Pedro Pessoa, de Espanha, Manuel Rui Gomez e da Alemanha, Dirk Lölke.