Em representação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, orientou um painel que prestou esclarecimentos sobre o Sector Mineiro e de Hidrocarbonetos a uma delegação da Corporação Financeira de Desenvolvimento (CFD) dos Estados Unidos da América, esta segunda-feira, 3 de Julho.
Chefiada pela Directora Geral de Finanças Estruturadas, Nancy Riveira, a delegação norte-americana manifestou interesse em conceder um empréstimo inicial de 250 milhões de Dólares para o Projecto do Corredor do Lobito, bem como para futuros investimentos no país.
O caminho-de-ferro-do Lobito terá uma grande importância para a exportação de produtos mineiros e petrolíferos para a região da SADC. Quanto ao subsector dos diamantes, a infraestrutura do corredor do Lobito será também importante para a transportação de combustível para as empresas localizadas no Leste de Angola.
Participaram do painel o Director Nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, o Director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, Alexandre Garrett e a técnica do Gabinete do Intercâmbio, Nazaré Fortes. Integraram igualmente o painel o PCA da Endiama, Ganga Júnior, administradores da Sonangol, da ANRM e da ANPG.
A CFD pretende tomar diligências junto das partes interessadas no corredor do Lobito para avaliar o financiamento do pojecto.