O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás realizou, esta sexta-feira, 25, a sessão de Consulta Pública e colecta de contribuições para a aprimoramento da Estratégia dos Biocombustíveis.
Ao proceder a abertura do evento Ministro Diamantino Azevedo, referiu que "os biocombustíveis podem ser parte da solução para mitigar os efeitos negativos dos combustíveis fósseis, oferecendo uma alternativa sustentável que pode não só reduzir as emissões de gases de efeito estufa como também promover o desenvolvimento económico e social de Angola".
O governante fez referência do compromisso que o Executivo angolano assumiu com Convenções e Protocolos Internacionais ligados à questões ambientais, nomeadamente os Acordos de Kyoto, de Paris e outros, para cumprir com as metas e os objectivos de desenvolvimento sustentável com a ambição de se manter a temperatura do planeta abaixo de 1,5 graus celsius até 2100.
A Estratégia de Biocombustíveis tem como foco o fomento da produção e utilização dos biocombustíveis em Angola, redução dos gases de efeitos estufa, tendo em consideração o contexto da economia mundial, a adequação dos pressupostos da transição energética, exportação de produtos verdes, critérios de sustentabilidade e créditos de carbono. As contribuições podem ser enviadas até 8 de Novembro.