• Especialistas Discutem Avaliação, Classificação E Certificação De Reservas Minerais


    "O Lema Avaliação precisa, Mineração transparente evidencia a importância do workshop, sendo uma missão que todos devemos abraçar, enquanto profissionais da mineração que devemos ter sempre em conta as boas práticas", afirmou o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, enquanto procedia a abertura do workshop sobre Avalição, Classificação e Certificação de Reservas Minerais, está segunda-feira, 21.10, em Luanda.

    Segundo Jânio Corrêa Victor, atendendo de transparência e exigência do mercado internacional, a Sodiam adquiriu uma máquina de rastreio de diamantes, que está à mostra no recinto em que decorre o Workshop, sendo o equipamento capaz de determinar a origem dos diamantes.

    Quanto às exigências aos requisitos de transparência em conformidade com as operações ajustadas às exigências de "boas práticas" internacionais e melhor adequação ao panorama jurídico interno, o governante destacou a adesão de Angola à Iniciativa de Transparência na Indústria Extrativa (ITIE), em 2022. "Temos vindo a apresentar periodicamente os referidos relatórios, que estão à disposição do público”, assinalou.

    O governante ressaltou ainda que o workshop, que se realiza no âmbito da preparação da II Conferência Internacional de Diamantes (AIDC-2024), a decorrer nos dias 23 e 24 deste mês, em Saurimo, província da Lunda Sul, "Constitui-se uma oportunidade única de conhecer e discutir diversos aspectos técnicos sobre Classificação de Recursos e Reservas Minerais e aprofundar o conhecimento e a compreensão no domínio das melhores práticas internacionais, especialmente as normas estabelecidas pelo Committee for Mineral Reserves International Reporting Standards (CRIRSCO)”.

    O workshop visou aprofundar o entendimento sobre as directrizes do CRIRSCO, outras normais internacionais relevantes e explorar a possibilidade de se criar um grupo de trabalho nacional, para a capacitação de profissionais angolanos.