• EMPRESÁRIOS MADRILENOS INFORMADOS SOBRE POTENCIALIDADES EM ANGOLA


    As oportunidades de negócios de Angola foram apresentadas aos empresários madrilenos, pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, a 8 de Novembro de 2021, em mesa-redonda promovida pela empresa SATEC, na Câmara de Madrid, em Espanha.

    No evento, cujo objectivo foi abordar as oportunidades de negócios de Angola em termos de recursos minerais e energia, o governante falou sobre os resultados do Plano Nacional de Geologia- Planageo -, a entrada em Angola de companhias multinacionais para pesquisa de diversos minérios e sobre a exploração (pesquisa) de hidrocarbonetos e Licitações de blocos petrolíferos.

    "Angola já avançou na prospecção de outros recursos minerais como ouro, ferro, cobre, manganês, para além de se ter dirigido para a transição energética com um programa bastante diversificado”, garantiu o ministro. Diamantino Azevedo destacou também a importância dos futuros acordos e concessões, bem como dos desafios que se avizinham no país, as condições ideais para a instalação de novas fábricas de granito ou mármore, a importância da produção de gás e os futuros projectos de energia solar.

    Realçou que tudo está "orquestrado” sob um modelo de governação estruturado para favorecer a incursão empresarial e o estabelecimento de acordos comerciais para que as empresas espanholas possam tirar partido do potencial mineiro angolano. Para o presidente da Câmara de Madrid, Ángel Asensio, Angola caracteriza-se como um "parceiro estratégico com grande potencial para as organizações", visto que é o segundo maior produtor de petróleo de África.

    "Angola encontra-se actualmente em transformação para a mineração e as energias renováveis, o que proporciona uma mais-valia como um grande atractivo para as empresas”, sublinhou.

    No certame, foram também apresentadas as particularidades do território, os novos laboratórios de produção e exploração de minérios, condições de investimento para empresas e as próximas demandas relevantes que Angola vai ter, tais como a energia solar, a energia eólica e a indústria dos automóveis eléctricos.

    O encontro contou com participação do Embaixador da República de Angola acreditado em Espanha, José Luís de Matos Agostinho; do Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Recursos Minerais, Jacinto Rocha; da Administradora Executiva da Agência Nacional de Petróleo e Gás, Natacha Massano e do Administrador do Instituto Geológico de Angola, José Muambongue.