• EMPRESAS MINEIRAS INSTADAS A USAREM LABORATÓRIOS


    A cidade de Saurimo ganhou nesta segunda-feira, 25/04, duas infra-estruturas de suporte à investigação geológica, nomeadamente, o Laboratório Geocientífico e o Laboratório Nacional de Diamantes.

    Diamantino Azevedo, Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, no seu discurso de inauguração, fez um apelo às empresas mineiras e a todos os interessados que utilizem estas infraestruturas para permitir melhor planeamento de toda actividade económica do país. O governante considerou o Laboratório Nacional de Diamantes como um dos ''quatro maior do mundo" , o que orgulha Angola.

    O Ministro agradeceu ao Instituto Geológico, à Endiama e a todos aqueles que estiveram envolvidos neste projecto. Daniel Neto, governador da Lunda Sul, afirmou tratar-se "de mais um passo importante no processo de desenvolvimento desta grande parcela do território nacional. Expressamos os nossos agradecimentos ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás”.

    Ganga Júnior, PCA da Endiama, revelou que a iniciativa da construção do Laboratório Nacional de Diamantes foi do Ministro Diamantino Azevedo, após análise profunda dos resultados vindos do exterior e respectivos custos. O mundo dos diamantes vai passar por Angola, está de parabéns o MIREMPET, pela ideia de concepção do projecto, concluiu Ganga Júnior. Silva Ginga, coordenador do projecto, disse que as instalações têm 23 compartimentos e possui serviços de apoio à pesquisa de diamantes.

    O coordenador afirmou ainda que o Centro Regional Leste do IGEO, localizado em Saurimo, tem uma área total de 7362 m2, com um espaço de construção de 3463 m2.