• EMPRESAS MINEIRAS APOIAM PROJECTOS SOCIAIS NO HUAMBO


    No âmbito das jornadas técnicas e científicas alusivas ao Dia do Trabalhador Mineiro que se comemora a 27 de Abril, uma delegação chefiada pelo MInistro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, visitou esta terça-feira, 12, no Huambo, comuna do Lépi, as obras da construção de uma escola, no âmbito da responsabilidade social da Hipermáquinas Angola.

    O Ministro Diamantino Azevedo disse que "teremos uma escola pequena mais bonita. Significa que as empresas mineiras ganham consciência da necessidade de terem mais interacção com as comunidades, e apoiar as mesmas com projectos sociais, o que faz parte das suas responsabilidades”. A delegação visitou ainda a Escola Agrária da Chianga, tendo tomado contacto com um projecto de pesquisa e aplicação de fosfato na agricultura. Para o governante, o importante é termos actividades, para "acrescentarmos valor aos recursos minerais".

    Visitamos uma exposição de actividade mineira e vimos resultados finais como a exploração de granitos, o uso da argila para confecção de tijolos e de outros produtos necessários para construção civil”. O Ministro realçou o facto de na província do Huambo terem sido outorgados 11 títulos de prospecção e de exploração mineira, tendo destacado os projectos de prospecção de terras raras no Longonjo e de ouro no Samboto.

    Antes de deixar a província, a delegação ministerial teve oportunidade de visitar uma exposição de empresas mineiras no Huambo. No final da visita, o Ministro Diamantino Azevedo despediu-se com as seguintes palavras: "Auguramos uma actividade mineira pujante nesta província, com respeito ao ambiente, envolvimento das comunidades adjacentes aos Projectos e em prol do desenvolvimento sustentável do nosso país e melhoria da qualidade de vida da nossa população. Muito obrigado senhora Governadora Lotti Nolika, muito obrigado população do Huambo”.

    Por sua vez, o Secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Côrrea Victor, deslocou-se ao Mungo para visitar o projecto de prospecção de diamantes ainda em fase de reconhecimento.Jânio Victor disse que a solução para a actividade mineira não está na criação de cooperativas, mas em projectos industrias como esse. "Portanto, esperamos que este projecto evolua e possa empregar muita gente”. O responsável pelo projecto Engenheiro Tchicangala afirmou que, a empresa que está a trabalhar na prospecção tem dialogado constantemente com a população local, no sentido de ser parte da empresa.