• Empresas Enaltecem Organização Da Aidc 2024


    A AIDC, além de discutir assuntos técnicos, serviu para que as empresas do sector mineiro e não só apresentassem os seus serviços com o objectivo de captar investimentos e parcerias.

    Pedro Domingos, Consultor de Venda da China Angola para a marca Sany, especializada em equipamentos pesados para movimentação de terra, exploração mineira e construção de estradas, relatou que a sua empresa conseguiu "manter contatos com empresas do sector, como a Sociedade Mineira de Catoca e Chitotolo e negociar a possibilidade de fornecimento de equipamentos de mineração".

    O Consultor da China Angola afirmou que a AIDC permitiu ainda abordar com instituições bancárias a facilitação de créditos para que aquelas cooperativas mineiras que atravessam dificuldades em adquirir equipamentos a pronto pagamento o possam fazer.

    Para Valkyria Karina Sousa, Coordenadora e Formadora do Curso de Prospecção Mineira do CEFOPE, o tema mineração é abrangente e para quem trabalha no sector, deve estar bem formado e informado. "Nós estamos a formar quadros para trabalharem como técnicos e contribuírem para o desenvolvimento do sector mineiro, temos acções nas áreas de exploração, prospeçcão, topografia, electromecânica", esclareceu.

    Participante desde a primeira edição da AIDC, a empresa GeoAngola, veio para esta segunda com maiores expectativas. Nelson Xavier, Técnico de Recursos Humanos na empresa, disse que levaram amostras dos seus laboratórios de perfuração. "Uma vez que Angola está nesse segmento de negócio, recebemos muitos visitantes e foi possível iniciar contactos para prováveis parcerias", revelou.

    Outras empresas de apoio à indústria mineira também estiveram presentes na AIDC 2024, como é o caso da Novageste, vocacionada na restauração colectiva e gestão hoteleira. Nzinga Cruz, Directora Comercial e de Contratos, classificou o evento de "muito importante para a indústria e como parceiros estamos aqui para ajudar a servir os seus refeitórios", destacando que "conseguiram conhecer pequenas empresas mineiras, nacionais e estrangeiras que se interessaram pelos nossos produtos e serviços".

    A AIDC, que decorreu de 23 a 24 de Outubro teve como lema: "Angola, investir juntos para fazer a diferença na comunidade".