Paulo Tanganha, o Director Nacional de Recursos Minerais, representou o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, esta quarta-feira, 10 de Dezembro, no lançamento da primeira pedra para a construção da Fábrica de Moagem de Calcário Agrícola, na província de Malanje. O empreendimento é da responsabilidade da Engineering Services Angola (ESA).
A nova unidade industrial será dedicada à produção de fertilizantes minerais simples, como calcário agrícola e gesso, utilizando matéria-prima extraída das pedreiras exploradas pela empresa na região. Este investimento visa aumentar a disponibilidade de correctivos agrícolas essenciais para melhorar a fertilidade dos solos, impulsionar a produtividade agrícola e reduzir a dependência de importações.
Durante a cerimónia, Paulo Tanganha destacou a relevância do projecto para a estratégia nacional de diversificação económica: “o calcário agrícola é considerado um dos pilares da revolução no âmbito dos agro-minerais que Angola está a consolidar, juntamente com a fábrica de fertilizantes do tipo NPK que está sendo erguida na Cidade do Soyo, na província do Zaire”.
O responsável sublinhou que a agricultura continua a ser a base da estratégia nacional e que, para alcançar este objectivo, é imprescindível garantir insumos agrícolas de qualidade e níveis de produtividade competitivos. Nesse contexto, realçou o papel do MIREMPET na identificação e disponibilização de ocorrências de agrominerais, como calcário e gesso, que fornecem cálcio e magnésio, nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas.
Paulo Tanganha incentivou ainda a ESA a avançar para a produção de correctivos agrícolas compostos, como o “Calcário-Gesso”, solução mais eficiente para reabilitar solos degradados, recomendando a colaboração com o Instituto Geológico de Angola (IGEO), que dispõe de informação crítica sobre a composição dos solos e laboratórios geocientíficos estrategicamente localizados no país.