• Dnrm Apela À Sustentabilidade Ambiental Na Actividade Mineira


    O Director dos Nacional Recursos Minerais, Paulo Tanganha, apelou à atenção nos componentes que visam promover os projectos mineiros de forma sustentada, de modo que haja um ganho mútuo entre os investidores e o país, principalmente a população que reside nas áreas vizinhas destes projectos.

    Paulo Tanganha disse ainda que "é compromisso do Executivo angolano que no exercício da actividade mineira, a população sinta que no nosso solo há recursos minerais”. Para tal, acrescentou, "o Sector tem promovido acções que visam consciencializar a população, em geral, e os investidores, em particular, para o exercício da actividade mineira de forma sustentável”.

    "É bom que, ao desenvolvermos projectos mineiros, a população à nossa volta esteja bem do ponto de vista social”, considerou o Director, durante o workshop sobre sustentabilidade ambiental no Sector dos Recursos Minerais que decorreu esta terça feira, 25.4.2022, no Auditório Albina Assis, no Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET).

    À margem do evento que se realizou no âmbito das comemorações do Dia do Mineiro, o Director Nacional de Tecnologias Ambientais e responsável pelo Licenciamento e Fiscalização Ambiental no Ministério do Ambiente (MINAMB), Yuri Santos, disse que também é preocupação do Ministério a exploração mineira sustentável e está salvaguardado legalmente, a partir da Lei de bases e do Regulamento de Avaliação de Impactes Ambientais que exige a elaboração de impactos ambientais, antes da implementação dos projectos mineiros.

    "A actividade mineira é uma actividade de risco, ao nível das questões ambientais. O que temos feito é mitigá-los, através da elaboração de Estudos de Impacte Ambiental (EIA) que são elaborados pelas empresas de consultoria e remetidos ao MINAMB para a sua análise e possivel emissão das competentes licenças ambientais", esclareceu.

    Na ocasião, Stelvia Dias, técnica média de minas e estudante do Curso de Engenharia de Minas, no Instituto Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO), uma das participantes, considerou necessária a realização de mais acções de formação e promoção de mais informações sobre sustentabilidade ambiental, acrescentando que "é fundamental haver maior interacção entre o MIREMPET e o público em geral. Salientou que "o tema proporciona uma consciência de humildade para reconhecer que tem de se fazer uma utilização racional dos recursos disponíveis, a fim de não comprometer os recursos que as gerações vindouras poderão precisar”.

    Participaram no workshop funcionários do Sector dos Recursos Minerais, representantes do Ministério do Ambiente e estudantes do IMETRO e ISPTEC.