• DNFCL PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE CATÁLOGO DE PROFISSÕES NO SECTOR PETROLÍFERO


    MIREMPET


    O evento visou padronizar as profissões e cargos ocupados pelos trabalhadores no sector, em conformidade com a estrutura organizacional das empresas.


    A DNFCL promoveu, a 06 de Janeiro, o Seminário sobre a Implementação do Catálogo de Profissões. Na sessão de abertura, o Director Domingos Francisco afirmou que o evento visa padronizar as profissões e cargos ocupados pelos trabalhadores no sector, em conformidade com a estrutura organizacional das empresas.

    "O Catálogo de Profissões antecipa a elaboração do Qualificador Ocupacional de Referência Sectorial, que será fundamental para a organização das funções no sector", explicou.

    Durante o encontro, a representante do Departamento de Recursos Humanos da Sonangol ressaltou a importância do seminário como uma mais-valia para o sector. “Este encontro de esclarecimento é fundamental e espero que mais eventos do género ocorram para garantir o alinhamento do sector em relação às funções e profissões apresentadas. Este é um trabalho que está apenas a começar e temos muito mais pela frente”, afirmou Dina Lopes.

    Por sua vez, o consultor do MIREMPET para o Projecto do Catálogo Sectorial de Profissões, Luís Querido, explicou que o seminário serviu para sensibilizar as empresas para o novo Decreto Executivo conjunto (MIREMPET e MAPTSS). O encontro também proporcionou um espaço para que as empresas esclarecessem dúvidas sobre a aplicação do instrumento que vai ser implementado já este ano, com foco na preparação do Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PDRH).

    O actual Classificador de Profissões de Angola, surge na sequência de, nos últimos onze anos, aparecerem novas profissões, ao passo que outras foram extintas, tornando desajustado o Classificador de Profissões de Angola, aprovado pelo Decreto Executivo Conjunto n.º 31/03, de 24 de Junho.