O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, concedeu audiência na manhã de 11 de Fevereiro, na Cidade do Cabo, à delegação francesa chefiada por Benjamim Gallezot, destacando a importância de ampliar a parceria entre os dois países para além do sector energético.
“Estou muito feliz com a cooperação nos petróleos, mas gostaria que houvesse também cooperação ao nível mineiro entre Angola e França. A França é um dos nossos melhores parceiros”, afirmou o ministro Diamantino Azevedo.
O governante recordou que o Instituto Geológico de Angola (IGEO) mantém desde 2024, um Memorando de Entendimento com o Instituto Geológico francês (BRGM), reforçando a base técnica para futuras acções conjuntas.
Por sua vez, Benjamim Gallezot garantiu que a França está empenhada em intensificar a cooperação no sector mineiro: “prometemos mais cooperação mineira, começando por acções simples até às mais complexas.”
A audiência reforçou o compromisso bilateral de diversificar a cooperação, consolidando a presença francesa no sector mineiro angolano.