• DIAMANTINO AZEVEDO DESTACA PAPEL DA ENDIAMA NO DESENVOLVIMENTO DO SECTOR MINEIRO


    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, exaltou o percurso histórico da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), pelos avanços alcançados ao longo dos seus 45 anos de existência e o seu papel estratégico no desenvolvimento do sector mineiro nacional.

    As declarações foram feitas esta quinta-feira, 15, durante a conferência de imprensa de apresentação do Balanço Anual das Actividades da Endiama, referente ao exercício de 2025, realizada no âmbito das comemorações de mais um aniversário da empresa.

    Na ocasião, o governante defendeu a necessidade de uma clara separação entre as funções estratégicas, tácticas e operacionais nas empresas públicas, chamando a atenção para a correcta aplicação do Código Mineiro. “Não se trata apenas de uma questão teórica. A forma como definimos reconhecimento, prospecção e pesquisa tem impacto directo na execução dos trabalhos e nos resultados que alcançamos”, afirmou.

    Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Endiama, destacou o crescimento sustentado da produção diamantífera, impulsionado por projectos estruturantes como Catoca e Luele. “A trajectória dos rendimentos demonstra claramente o impacto positivo das reformas implementadas, em 2025, a produção atingiu cerca de 15 milhões de quilates, com vendas superiores a 17 milhões, gerando uma receita de um milhão setecentos e noventa mil dólares norte-americanos, sendo para nós um balanço positivo”, explicou Ganga Júnior.