• Diamantino Azevedo Destaca Importância Das Energias Renováveis


    Ao discursar no encerramento da Conferência Internacional de Energias Renováveis em Angola, Diamantino Azevedo, Ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, destacou o papel da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANPG), no estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e internacionais visam a produção de gás natural, considerado como combustível de transição, sendo menos poluente do que o petróleo.

    Para o Ministro, "a Sonangol, à luz do seu programa de regeneração, está a transformar-se numa empresa de energia à semelhança das principais companhias Internacionais de petróleo que operam em Angola”.

    Diamantino Azevedo falou também sobre o contributo dos Sectores que tutela na promoção e incentivo ao investimento privado, em parcerias com instituições públicas angolanas, em projectos de energias renováveis, paralelos ou complementares à actual actividade de exploração e produção de minerais e hidrocarbonetos.

    A estratégia relativa à Transição Energética e às questões de protecção do ambiente visa harmonizar estas preocupações à luz dos vários diplomas nacionais e convenções Internacionais pelo que Angola continuará «a exploração e produção de petróleo e gás para a sustentabilidade da economia do país e também para financiar os esforços da transição energética”, afirmou o Governante, acrescentando ainda que "vivemos uma nova era de transição energética, com o objectivo de limitar o aquecimento global e evitar o aumento da temperatura a níveis superiores 1,5ºC em 2040".

    A conferência contou com o apoio da União Europeia, da Embaixada da Alemanha em Angola e patrocínio de empresas privadas. Os participantes no evento abordaram questões ligadas ao acesso à energia sustentável por parte das comunidades rurais no Sudeste de Angola; à educação e formação; bem como no financiamento a projectos de energias renováveis.