• DIAMANTINO AZEVEDO CONVIDA INVESTIDORES TURCOS PARA SECTOR ECONÓMICO ANGOLANO


    O convite foi endereçado, a 2 de Julho, na III Sessão da Comissão Conjunta de Cooperação Comercial, Económica e Técnica Angola–Turquia, realizada na cidade de Ancara, com vista ao fortalecimento das relações entre os dois países, em vários domínios.

    A reunião foi co-presidida pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e o seu homólogo turco, Alparslan Bayrakthar. Na ocasião, Diamantino Azevedo, disse que a realização do evento traduz o compromisso mútuo para a promoção de uma parceria estratégica baseada no respeito, na confiança e na busca de interesses comuns para o desenvolvimento sustentável dos dois países. O governante angolano convidou o seu homólogo para a Conferência Internacional de Petróleo e Gás (AO&G 2025) que acontece em Setembro deste ano em Luanda.

    “Para o Governo de Angola, a Turquia é um parceiro relevante no contexto do processo em curso de diversificação económica do nosso país. A nossa visão de desenvolvimento assenta na dinamização do sector produtivo nacional, na industrialização e na agregação de valor aos recursos internos, metas nas quais os empresários e investidores turcos são parceiros desejáveis.” destacou o governante.

    O Ministro angolano considerou ainda que o know-how, a capacidade tecnológica e a experiência do sector privado turco, podem contribuir de forma significativa para revitalizar e transformar a base produtiva de Angola, reiterando o compromisso do Executivo angolano em continuar a criar condições atractivas para o investimento estrangeiro.

    “Desejo assegurar a Vossa Excelência Ministro, que Angola se apresenta hoje como um país com amplas oportunidades para o investimento produtivo. Convidamos, por isso, por vosso intermédio, os investidores turcos a explorarem o potencial existente nos sectores dos recursos minerais, indústria transformadora, energia, construção, agricultura e pescas, entre outros”, finalizou Diamantino Azevedo, dirigindo-se ao seu homólogo.

    Por vez, o ministro da Energia e Recursos Naturais da Turquia também elogiou os últimos avanços económicos que Angola alcançou e destacou os investimentos turcos no continente africano, estimados em 37 mil milhões de dólares. Alparslan Bayrakthar assinalou ainda os desafios e as reformas no sistema de comércio multilateral, manifestando confiança na elevação das relações de cooperação com Angola.

    O encontro terminou com a assinatura do Processo Verbal que formaliza os novos parâmetros da cooperação entre os dois países.

    Integraram a delegação angolana ao evento o Embaixador de Angola na Turquia João Salvador dos Santos Neto; o Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Vieira Lopes; representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, do Turismo, do Ensino Superior e Tecnologias e Inovação, da Agricultura e Florestas, da Saúde e da Juventude e Desportos.