DUBAI, 22.02.2022 -Sala cheia, mais de uma centena de empresários de distintas nacionalidades disseram "sim" ao Fórum que visou apresentar aos industriais do corte e polimento de diamantes o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, aos quais o Ministro Diamantino Azevedo fez um veemente apelo, após falar sobre os 20 anos de paz efectiva e melhorias contínuas na legislação e ambiente de negócios:
Pedimos que montem fábricas em Angola e contribuam para a melhoria da qualidade de vida no nossos e vossos respectivos países, num espírito de "win-wim", disse.
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás explicou ainda que "tão logo estejam preenchidas as vagas no Pólo de Desenvolvimento de Saurimo, será construído um outro Pólo na Lunda Norte", razão pela qual a província se fez representar no Fórum pelo seu governador Ernesto Muangala.
"O nosso desejo é que Angola participe cada vez mais no segmento da indústria de lapidação de diamantes", asseverou, acrescentando que "se busca o estatuto de Zona Franca para o Pólo de Lapidação de Saurimo".
O governante assegurou ainda que a aproximação de mais um ciclo eleitoral jamais se constituiria em elemento inibidor aos investidores, pois "o pais é politicamente estável e já conta 20 anos de paz efectiva".
Das presenças angolanas no Fórum destacam-se o Governador da Lunda Norte, vice-Governador da Lunda Sul, Evanerson Kaputo, o jurista Carlos Feijó, o PCA da Sodiam, Eugênio Bravo da Rosa, o Dr. Abraão Gourgel e gestores da Endiama.
O Presidente da Federação Mundial de Bolsas de Diamantes também esteve entre os convidados.
No dia 24.02.2022, ainda no Dubai, o Ministro Diamantino Azevedo discursa na Conferência da Federação Mundial de Bolsas de Diamantes.
Diamantino Azevedo reiterou ontem, na Conferência de Diamantes de Dubai, a abertura da Bolsa de Diamantes de Angola ainda este ano de 2022.