• Diamante De Catoca Custa Até Usd 100 Por Kilate


    Oitenta por cento da produção de diamantes de Angola, vem da empresa exploradora Catoca, sendo que, o diamante que sai de Saurimo, dá uma média de USD 100 por quilates.

    Actualmente, a receita produzida vinda da empresa exploradora é para a produção do país. Estas declarações foram feitas pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, no segundo dia de trabalho da Conferência Internacional de Diamante de Angola-AIDC (26.11.2021) .

    O Ministro disse ainda que, "se queremos mais receitas que os diamantes produzem, devemos aumentar a produção, sendo o mesmo uma fonte de emprego, de fomento e outras vertentes económicas”.

    Com a criação do centro de lapidação no Polo de Desenvolvimento Diamantífero, a gema angolana, terá mais valor e aumentará a capacidade de lapidação no país, também dará lugar para que mais empresas venham lapidar diamantes em Angola.

    O Governante defendeu, que é difícil existir qualquer actividade ilegal na Mina de Catoca, aonde sai a maior produção de diamantes do país. Sendo Angola membro do processo Kimberley e em fase de adesão da Iniciativa de Transparência da Indústria Extractiva da ITE.