• Desempenho: Catoca Marca Encontro Entre Angola E Rússia


    Delegações de Angola e da Rússia, ligadas aos Recursos Minerais, reuniram esta segunda-feira, 17 de Abril, em videoconferência, para discutir assuntos ligados à Sociedade Mineira de Catoca, empresa em que a Endiama e Alrosa, diamantíferas públicas dos dois países são accionistas.

    Na reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica Técnico-Científica e Comercial Angola-Rússia realizada sob a co-presidência do Ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e do Ministro russo dos Recursos Minerais e Ecologia, Aleksandr Kozlov, foi ainda abordada a questão das prováveis modalidades para o pagamento dos dividendos de Catoca relativos aos anos de 2021e 2022.

    "As partes estão a analisar os melhores mecanismos para se efectivar estas operações, tendo em conta o regime de sanções submetidos à Alrosa, ao nível internacional. Precisamos de encontrar o melhor caminho para que os interesse das partes fique salvaguardado”, explicou o Director director do Gabinete de Intercâmbio do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleo e Gás (MIREMPET), Luís António, à saída do encontro.

    A Alrosa é socia da ENDIAMA desde a criação de Catoca (em 1993). Um Memorando de Entendimento foi assinado a 4 de Abril de 2019, visando a promoção da cooperação entre Angola e Rússia na área de prospecção, pesquisa, exploração, avaliação, comercialização e lapidação de diamantes naturais.