Na tarde desta quinta-feira, 15 de Janeiro, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás (MIREMPET) recebeu a delegação composta por estudantes e professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC). O encontro foi conduzido pelo ministro Diamantino Azevedo e teve como foco o reforço da cooperação científica e da inovação tecnológica.
Durante a reunião, o ministro desafiou o ISPTEC a assumir um papel mais activo na formação e investigação em áreas estratégicas, como a robótica aplicada ao sector mineiro e petrolífero e a tecnologia aeroespacial, com impacto directo na modernização da indústria e na criação de valor interno.
Presente no encontro, a ministra angolana da Saúde destacou a relevância da ciência e da inovação para enfrentar os desafios do sistema de saúde, sublinhando que Angola já utiliza robótica em processos de diagnóstico e tratamento. Sílvia Lutucuta defendeu o reforço da formação especializada e da investigação biomédica.
A Directora do Grupo de Investigação em Tecnologias Espaciais Aplicadas do MIT, Danielle Wood, informou que se encontra em Luanda com vinte estudantes e docentes que participam numa classe intensiva sobre tecnologia espacial em intercâmbio com o ISPTEC.
A estudante do MIT, Isabela Amendoeira, considerou a experiência enriquecedora, realçando a troca de conhecimentos tecnológicos, científicos e culturais durante a estadia em Luanda.
Este encontro insere-se no âmbito de um programa de intercâmbio académico e científico entre as instituições envolvidas e marca o início de uma série de actividades de transferência de conhecimento, com enfoque na investigação e inovação, visando o reforço das capacidades técnicas e científicas nacionais.