• DELEGAÇÃO DO GIA VISITA PDDS


    Uma delegação do Instituto Gemológico da América (GIA, sigla em inglês) visitou, a 21 de Janeiro do corrente ano, o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS), na província da Lunda-Sul, no quadro da operacionalização do Memorando de Entendimento firmado com o governo angolano. O acordo tem como objectivo o intercâmbio técnico e o reforço dos padrões de excelência da indústria diamantífera nacional.

    A visita técnica foi acompanhada pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, que sublinhou que Angola possui uma indústria de lapidação ainda incipiente, iniciada há cerca de quatro anos, mas com grande potencial de crescimento. O governante destacou igualmente que a produção de diamantes poderá atingir sessenta milhões de quilates, facto que contribuirá para a criação de mais empregos, aumento das receitas fiscais e impacto positivo na economia nacional.

    O Vice-Presidente do GIA, Tom Moses, afirmou que a delegação ficou impressionada com o que observou e manifestou interesse em reforçar a cooperação com a indústria diamantífera angolana.

    A visita foi antecedida de um encontro da delegação com o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, em Luanda, reforçando o compromisso de cooperação entre o Executivo angolano e o GIA.

    O GIA, sediado em Carlsbad, Califórnia, é um instituto sem fins lucrativos dedicado à pesquisa e educação nas áreas de gemologia e joalharia. A sua missão é proteger compradores e vendedores de pedras preciosas, estabelecendo e mantendo os padrões internacionais usados para avaliar a qualidade das gemas.