Para o efeito, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (representado pela Agência Nacional de Recursos Minerais), assim como a ENDIAMA E.P., por parte de Angola, e a De Beers assinaram dois Contratos de Investimento Mineiro (CIM), esta quarta-feira, 20 de Abril, em Luanda.
Convidado a dirigir palavras de circunstâncias aos presentes, o Ministro Diamantino Azevedo recordou que "há cerca de 4 anos, abordámos o Senhor Presidente da De Beers e manifestámos todo nosso interesse no regresso desta companhia à Angola para, em conjunto, trabalharmos para o bem da indústria diamantífera angolana e mundial”.
De lá para cá foi reestabelecido o diálogo entre Angola e a multinacional sul-africana, que trouxe Bruce Claiver à Luanda onde foi recebido pelo Presidente da República João Lourenço e permitiu um vasto processo negocial que culminou com as assinaturas dos CIVs.
Diamantino Azevedo espera que os resultados desta parceria entre a Endiama e a De Beers apareçam o mais breve possível, tendo em conta as características específicas desta indústria. O Governante referiu a importância de que a actividade extractiva "seja feita sempre em respeito ao ambiente, em respeito às comunidades e que criemos todas as condições para que se possa acrescentar valor a esta actividade”.
Por sua vez, Bruce Claiver realçou as reformas do Sector Diamantífero implementaras pelo Executivo angolano que tornaram Angola um país transparente e atractivo para o investimento. Manifestou interesse da De Beers em colaborar com a Endiama para gerar crescimento sócio-económico e impacto na indústria diamantífera.
No momento de interacção com os jornalistas, Bruce Claiver disse ser bastante difícil responder "quanto dinheiro vamos aplicar porque isso vai depender do que vamos encontrar”.
Respondendo a uma questão colocada por uma jornalista, Diamantino Azevedo disse que o passado serve para aprender lições. "Cabe aos historiadores escrever sobre o passado. Nós estamos a construir o futuro da indústria diamantífera para Angola e para o Mundo”.
Num outro momento manifestou-se optimista em relação a parceria entre as duas empresas. "Pelo que conhecemos da De Beers e da Endiama, vão estender a actividade para outras áreas”.
À luz dos contratos assinados, foi atribuída à multinacional sul-africana uma concessão com extensão territorial de 9.984 Km², nos municípios de Saurimo, Dala e Muconda, na província da Lunda Sul, e outra com uma área de 9.701 Km², nos municípios de Chitato, Lucapa e Cambulo, na Lunda Norte.
Foram signatários dos CIMs Jacinto Rocha, PCA da ANRM, José Ganga Júnior, PCA da Endiama, e Bruce Cleaver, CEO da De Beers.