• CUANZA-SUL: MINISTRO AZEVEDO AVALIA AVANÇOS DO SECTOR


    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás realizou a 8 de Dezembro, uma visita de trabalho à província do Cuanza-Sul, onde avaliou o andamento dos projectos do Sector, tendo na ocasião reunido e dialogado com as autoridades locais e empresários ligados à indústria extractiva e comercialização de derivados do petróleo.

    Durante o encontro, Diamantino Azevedo reafirmou que o Executivo tem reforçado a proximidade entre o poder Central e o Local. “Nós visitamos regularmente as províncias, onde abordamos com os governos provinciais a situação do Sector. Não é a primeira vez que nos deslocamos ao Cuanza-Sul”, afirmou.

    O governante explicou que o Ministério mantém presença activa no Cuanza-Sul, através de infra-estruturas como a Painel, o Terminal Oceânico do Porto Amboim, o Instituto Nacional de Petróleos (INP) e o Centro de Formação Marítima, além do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol, em fase de implementação.

    Destacou ainda que aquela parte do território nacional possui “um potencial interessante em recursos minerais”, assinalando a produção de calcário e gesso, fundamentais para a fabricação de cimento, tendo mencionado também o crescimento da exploração de quartzo e a actividade diamantífera na região.

    Em termos de recomendações, Diamantino Azevedo disse que “o foco permanece na consolidação dos projectos em curso e no acompanhamento rigoroso das actividades de prospecção e exploração mineral” que “são trabalhos que levam o seu tempo”. Acrescentando que “o Governo avalia a instalação de novas indústrias ligadas ao sector mineral”.

    Sobre a inauguração do Centro de Pesquisa da Sonangol, o Ministro avançou que a previsão é de que aconteça no próximo ano. “O objecto social do centro foi alargado para energias renováveis, minerais críticos para a transição energética e biocombustíveis. Isso exige mais investimentos e mais infra-estrutura”, finalizou.