• COOPERAÇÃO ANGOLA E BÉLGICA APROFUNDADA NA CIMEIRA DE LUANDA


    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás recebeu, a 25 de Novembro, o Vice-Primeiro-Ministro do Reino da Bélgica, Maxime Prévot, numa audiência realizada à margem da Cimeira África–União Europeia, que Luanda acolheu.

    O encontro teve como objectivo reforçar o diálogo bilateral entre os dois países, virado para os sectores da energia e exploração diamantífera.
    Na ocasião, o Ministro Diamantino Azevedo disse que foi abordada a situação actual da indústria e analisadas as formas de fortalecer a cooperação para promover a divulgação dos diamantes naturais [num contexto em que os sintéticos têm apresentado uma forte concorrência], tanto em Angola como na Bélgica”.

    Por sua vez, o Vice-Primeiro-Ministro belga destacou a importância da reunião e sublinhando o potencial de cooperação em áreas-chave.
    “Para mim, como Vice-Primeiro-Ministro responsável pelos Assuntos Estrangeiros, foi muito importante ter esta reunião. A Bélgica não possui petróleo nem diamantes, mas tem grande experiência na gestão destes sectores, incluindo administração portuária e comercialização de diamantes. Pretendemos firmar relações comerciais baseadas no respeito e no benefício mútuo”, concluiu Prévot.