A participação da mulher no sector petrolífero foi um dos vários termas abordados na Conferência e Exposição Angola Oil & Gas (AOG).
No painel denominado "Muhatu Showcase", dedicado à liderança feminina e o seu papel transformador em Angola, ao longo dos últimos 50 anos, marcaram presença, esta quinta-feira, 4, Deise Vilarinho, do MIREMPET; Fátima Fernando, Gestora de Bloco da ANPG; Kátia Epalanga, Administradora Executiva e Filomena Oliveira, membro do Conselho Executivo de Exploração e Produção, ambas representantes da Sonangol.
Deise Vilarinho, Chefe de Departamento do Gabinete de Supervisão destacou a importância das redes de mulheres como instrumentos de valorização do capital humano e de diversificação de talentos.
“Por meio dessas redes, temos conseguido identificar talentos, criar consciência sobre o seu valor e promover ambientes de partilha, gerando contributos estratégicos e competitivos para o Sector. Investir em mulheres é, também, investir na diversificação de talentos na indústria petrolífera”, afirmou.
A também representante da rede Muhatu MIREMPET ressaltou ainda que o sucesso das políticas públicas no Sector está intrinsecamente ligado à capacitação técnico-científica e à criação de oportunidades para as novas gerações. Para a gestora, a aposta em formação especializada nas áreas de geociências e sistemas constitui um dos pilares para garantir a sustentabilidade e o crescimento do sector energético.
“As políticas estão aí, mas é preciso melhorá-las. Isso passa por incentivar fóruns como este, que permitem a troca de experiências e a partilha de ideias. O mais importante é a capacitação e a aposta contínua em formação”, reforçou.
Deise fez um apelo às mulheres jovens que aspiram em seguir carreira na indústria, para que continuem a acreditar nos seus sonhos e sejam firmes neles. "Não precisamos de trilhar todos os caminhos sozinhas. Há quem já abriu portas e mostrou o caminho. O importante é multiplicarmos esse legado e transformá-lo em resultados concretos para a indústria. Acreditem. É possível.”
A Muhatu é uma rede dedicada à promoção de oportunidades de carreira e desenvolvimento de liderança de forma inclusiva, tendo como protagonistas e também público-alvo mulheres ligadas ao sector petrolífero e que desenvolvam as suas actividades em Angola.