"A trilhar o caminho para o sucesso" é o lema do 4° Workshop sobre conteúdo local, organizado pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), esta sexta-feira, 22, no Centro de Convenções de Talatona, Luanda que juntou empresas operadoras e prestadoras de serviços à indústria petrolífera (conteúdo local), assim como vários especialistas convidados.
Convidado a proceder a abertura do evento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gásreferiu que"o Sector tem consciência, em resultado das interacções regulares com as empresas e também por via de vários pronunciamentos públicos de gestores e membros de empresas e associações empresariais, que existem ainda vários desafios e constrangimentos no processo de implementação doDecreto Presidencial n° 271/20que estipula o Regime Jurídico do Conteúdo Local do Sector”.
Diamantino Azevedo ressaltou que, no topo destas preocupações surge a Lei n° 2/12, de 13 de Janeiro sobre o Regime Cambial Aplicável ao Sector Petrolífero que, segundo as discussões que reduz a competitividade do empresariado local, situação que considerou como transversal a todo o sector económico nacional.
"O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás tem interagido com outras entidades do Executivo para a busca de uma possível solução. Contudo, não havendo uma solução imediata, temos que continuar a desenvolver todos os esforços necessários para que as empresas de conteúdo local, apesar do actual contexto cambial, esclareceu o governante, apelando que as empresas continuem a fortalecer-se organizacional, humana e tecnicamente, buscando soluções de financiamento nos mercados nacionais e internacionais.
O PCA da ANPG, Paulino Jerónimo, disse, na ocasião, que "mais do que reflectir sobre a situação das empresas de conteúdo local em Angola, o momento serve para partilhar experiências e calibrar o futuro".