O consultor belga Peter Meeus, da "PME Consulting”, considera oportuna a realização da 1ª Conferência Internacional dos Diamantes na Luanda Sul, por permitir a troca de experiências entre produtores e a constatação directa das qualidades das pedras produzidas na circunscrição.
Em declarações à ANGOP, nesta sexta-feira, 26.01.2021, em Saurimo (Lunda Sul), o consultor sustentou que esta visão do Executivo fará com que a comercialização do diamante possa ocorrer sem grandes sobressaltos e que se conquistem de outros pontos de venda internacional.
Por outro lado, elogiou o Executivo pela introdução de uma nova política de comércio de diamantes, em 2018, que revoga os clientes preferenciais, promovendo novas formas de negociar diamantes, o que de certo modo demosntre transparência, vontade e capacidade de mobilizar investidores mundiais para Angola.
"A conferência constitui o tema mais fulcral e importante da indústria diamantífera no continente africano e não só, desde o carácter da tecnologia, que terá uma enorme influência nas próximas duas décadas, até à questão de trazer financiamento e investimentos para o país, elevando o aspecto da responsabilidade social corporativa", destacou.
O consultor belga da "PME Consulting” apelou as autoridades angolanas, fundamentalmente as ligadas ao sector dos diamantes, a construirem mais infra-estruturas, para ajudar a mineração, através da formação e desenvolvimento de jovens profissionais nacionais.
Peter Meeus sublinhou que, parceria entre na cionais e estrangeiros, pode permitir os jovens formados a assumirem empregos com maior responsabilidade, independentemente da complexidade de conteúdo, eliminando assim a necessidade de consultores externos.
Desde 2006, Peter Meeus actua como consultor especial de diamantes no Dubai Multi Commodities Center (DMCC) e também actuou como presidente da Dubai Diamond Exchange.
É consultor independente da indústria de diamantes, com foco na Ásia, Oriente Médio e África, desde 2018. Através de sua empresa, Meeus desenvolveu um plano de negócios que permite à HRD expandir seus negócios.
Fonte: ANGOP
https://www.angop.ao/noticias/economia/consultor-diamantifero-considera-oportuna-realizacao-da-conferencia-dos-diamantes/