A delegação angolana é chefiada pelo Director Executivo do Conselho Nacional de Coordenação (CNC) de ITIE, Eng. José Malanga, e representantes da Sonangol e SODIAM, empresas que integram o CNC.
A 60ª Reunião do Conselho da EITI aconteceu nos dias 19 e 20 de Junho, em Genebra, Suíça e foram analisados o Relatórios de Progresso da Implementação e o Relatório de Progresso de Divulgação/Expansão da EITI no período de Janeiro a Maio de 2024, assim como as Prioridades Estratégicas da EITI 2024-2028.
O propósito da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE) é permitir o uso adequado e monitorável das receitas geradas pela indústria extractiva para que possam contribuir para a estabilidade económica e política dos países com indústrias extractivas e, dessa forma, reforçar-se o combate à corrupção.
O Conselho Nacional Coordenação permite que o país assuma, de forma expressa, a vontade política de reforçar os instrumentos nacionais de boa governação. Estes instrumentos incluem a prestação de contas aos cidadãos para que tenham acesso à informação inerente às receitas que provêm da indústria extractiva.
O 1º Relatório de Angola foi apresentado no ano passado ao Secretariado Internacional da ITIE.