Angola integra a lista dos dez países africanos com o preço de combustível mais barato e ocupa o 2º lugar com uma média de preço equivalente a 0.327dólares/litro, segundo o site Business Insider Africa, a 15 de Maio.
De acordo com o site, o grupo é liderado pela Líbia com uma cotação de 0.027dólares e também integra outros países como Argélia (USD 0.377), Egipto (USD 0.377), Nigéria ($ 0.573), Sudão (USD 0.700), Tunísia (USD 0.835), Libéria (USD 0.871), Etiópia (USD 0.922) e o Gabão (USD 1.008).
A volatilidade do preço do crude no mercado internacional, a incerteza económica e a gasolina barata continuam sendo um factor crítico da estabilidade económica-social do crescimento sustentável do continente. Constata-se que as áreas como a agricultura, a logística e a manucfactura têm sido impactadas positivamente pelos baixos preços dos combustíveis.
É de realçar que a nível mundial, Angola assume o 4º lugar e está entre os países do continente que mantiveram os seus preços pelo segundo mês consecutivo enquanto o Egipto, Libéria e Etiópia registaram um aumento.
"Estes países são categorizados como nações produtoras de petróleo ou aqueles que têm políticas económicas que ajudam a amortecer o seu mercado contra factores externos", lê-se no artigo.