• Cobre: Smca Garante Arranque Da Produção Em Agosto De 2023


    A produção de cobre em Mavoio-Tetelo arranca em Agosto de 2023, avançou o director adjunto da Sociedade Mineira de Cobre de Angola (SMCA), Rui Lopes, durante a visita do Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, a instituição, esta terça feira, 30/11.

    Com um orçamento de cerca de 110 milhões de dólares americanos, na primeira fase, o projeto espera produzir perto de 500 toneladas por dia, afirmou o responsável.

    Actualmente, a Shinning Star Icarus (SSI), empresa operadora do projecto em prospecção, conta 104 trabalhadores, entre eles 12 expatriados. Rui Lopes explicou que "em 2022, com o início da construção e reabertura da mina, prevê-se a contratação de mais 300 colaboradores, devendo chegar, na segunda fase, a 500 trabalhadores”.

    Acrescentou que ainda no fim de 2021 a SSI vai envolver uma empresa de avaliação para concluir o estudo de impacto social e ambiental, em cumprimento às leis do país.

    Segundo Rui Lopes, a fase II, início de extracção do minério de cobre, está prevista para Janeiro de 2023, sendo que a futura mina terá uma vida útil de 25 anos.

    O Secretário de Estado para os Recursos Minerais recomendou aos responsáveis a trabalharem com as comunidades locais no sentido de proporcionar emprego à juventude e a cumprirem rigorosamente com as questões ambientais, bem como envio de amostras e troca de experiências com o Instituto Geológico de Angola.