• Cobre: Mirempet Lança Primeira Pedra Para Construção Da Mina De Tetelo


    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, procedeu, esta quinta feira, 11, ao lançamento da primeira pedra para a construção da mina subterrânea de Teleto, para a exploração de cobre, em Maquela do Zombo, Uige.

    A concessão do projecto foi outorgada à empresa Shining Star Icarus (SSI), numa área de 1.955 Km2, com um investimento já realizado, de 2021 a 2023, na ordem dos 80 milhões de dólares americanos. Prevê-se investir na construção da mina, a partir de Maio de 2023, o valor de 205 milhões de dólares americano e o inicío de produção para no segundo semestre de 2025.

    Na ocasião, Diamantino Azevedo disse que tem acompanhado o projecto "há muitos anos” e conhece as dificuldades enfrentadas para se chegar ao ponto actual. Acredita que esta etapa será vencida e os prazos mencionados serão cumpridos nesta concessão, considerando o projecto como "uma oportunidade de surgir em Angola a primeira mina de cobre e trazer para a província do Uige mais emprego e desenvolvimento”.

    Segundo Rui Lopes, Director Geral da SSI, entre vários estudos prospectivos e analíticos, a empresa já efectuou estudos de hidrogeologia e metalúrgicos e terminado o EVTE (estudo de viabilidade técnica e económica).

    "Actualmente, o projecto tem 211 funcionários, entre os quais 176 nacionais (85%) e 35 expatriados (17%), de nacionalidade chinesa. Aproximadamente, 13.89% destes são mulheres. Dentro de dois meses, com o início da construção da mina, chegam mais 600 trabalhadores e no auge da empreitada chega aos mil colaboradores", conferiu.